A sustentabilidade é um dos temas mais comentados na atualidade. As pessoas vêm se preocupando cada vez mais com a sua forma de consumo e com a cadeia de produção dos materiais que utilizam, desde a origem até o descarte. Esta discussão também se estende às fontes de energia, afinal, quem deseja uma vida sustentável busca energias limpas em suas residências. A energia solar em condomínios é uma alternativa que oferece vantagens ao meio ambiente e à vida dos moradores.
Mais que usar a energia elétrica, um condomínio sustentável deve gerar a sua própria. Este conceito tem se expandido cada vez mais na Europa, por isso, a energia solar em condomínios e residências é amplamente empregada e estimulada pelos governos europeus. Aqui no Brasil, trata-se de uma tendência em imóveis de alto padrão, sendo um diferencial aos que procuram esse tipo de empreendimento.
Como funciona a captação de energia solar em condomínios?
Para a captação de energia solar em um condomínio, é necessária a instalação de placas solares em locais externos, como telhados e áreas comuns grandes. O tamanho do espaço destinado a isso influencia diretamente na quantidade de energia gerada, por essa razão, é importante um projeto atento.
Ao instalar o sistema de captação de energia solar no condomínio, é preciso conectá-lo à rede da distribuidora de energia local, assim, a residência também injeta energia na rede e é compensado com créditos. A maneira mais comum de se criar um sistema de geração de energia pela luz do sol é denominada “energia solar fotovoltaica”. Além dela, os benefícios da luz solar também podem ser utilizados com outro propósito, o aquecimento de líquidos pela chamada “energia solar térmica”, extremamente eficiente no aquecimento de piscinas cobertas.
Quais as vantagens de um condomínio com energia solar?
A principal vantagem da energia solar é a preservação do meio ambiente, pois ela é renovável e não gera dejetos nocivos à natureza e ao humano. Além disso, a energia solar em condomínios é mais barata que outras fontes de energia elétrica, promovendo uma economia nas contas do consumidor final. Quando a produção de energia é maior que o seu consumo, o saldo positivo da energia é abatido na fatura do mês seguinte.
Ela também é de fácil implantação, tanto no projeto original da obra, quanto em uma adaptação do imóvel. Por isso, alguns empreendimentos já concluídos buscaram incorporar a energia solar, mas o ideal é que essa opção esteja no seu planejamento para evitar desperdícios e ampliar sua eficiência. Um bom projeto de energia solar gera uma manutenção mínima, apenas as limpezas e as averiguações anuais.